Manual do Consumo Consciente
A ecologia deixou de ser um assunto restrito a entusiastas e cientistas. O tema agora é recorrente nas manchetes de jornais, grupos de discussão, salas de aula, rodas de amigos.
O Programa "TRT Ambiental: Consumo Consciente" tem como objetivo estimular e apoiar a formação de práticas voltadas à sustentabilidade, fomentando valores, atitudes e comportamentos voltados à minimização de resíduos e à adoção de medidas ambientalmente adequadas; articulando e estimulando o desenvolvimento de projetos em torno do tema, englobando todas as atividades desenvolvidas pela instituição (compras, manutenção, comunicação etc.); estabelecendo diretrizes para uma política interna de conservação, recuperação, melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida no TRT e no seu entorno.
Este manual busca orientar a mudança de comportamento que, embora sejam pequenos gestos, podem produzir grandes mudanças se forem adotados por todos.
O passo inicial é praticar os 3 R's: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir o consumo, que hodiernamente tem ocorrido de forma desenfreada, bem como os resíduos dele resultantes; reutilizar tudo aquilo que pode ser aproveitado mais de uma vez, evitando a utilização de produtos descartáveis; reciclar os materiais que podem ser reprocessados e transformados em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
NA RUA
Como transitar na cidade de maneira mais amigável
1 - Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex fuel estão mais adequados às normas de proteção ao meio ambiente. Opte por abastecer com álcool.
2 - Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto. Use-o com moderação, em especial se tiver um enorme 4x4 a diesel. Faça pequenos trajetos a pé ou de bicicleta.
3 - Compartilhe o uso do carro. Pegue ou dê carona a outras pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente, diminuindo a emissão de poluentes. Combine com vizinhos para partilharem o transporte dos filhos à escola.
4 - Faça manutenção periódica no seu carro, regulando-o sempre que possível. Troque o óleo nos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a diminuir a quantidade de CO2 no ar.
5 - Acelere seu carro gradativamente. Não imprima velocidade de forma brusca, pois isso resulta em um maior consumo de combustível e de poluição no ambiente.
6 - Evite lavar seu carro desnecessariamente, eis que centenas de litros de água são consumidos nessa ação.
7 - Não atire latas ou outros objetos pela janela do carro. Os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, causam enchentes, deságuam nos rios e represas e prejudicam a qualidade da água que consumimos.
EM CASA
Como transformar o seu lar em um ambiente racional
8 - Desligue a tomada de todos os aparelhos quando não estiverem em uso, pois, ao permanecerem em standby, eles continuam consumindo energia desnecessariamente.
9 - Ao comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados).
10 - Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês.
11 - Instale sua geladeira e seu freezer afastados do fogão e em locais não atingidos diretamente pelo sol, do contrário eles consumirão muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Aproveite e avalie se é realmente necessário o uso de um freezer.
12 - Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou eletrônicas. Elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.
13 - Procure utilizar o aparelho de ar condicionado somente nos meses mais quentes do ano. E, ao usá-lo, feche portas e janelas e mantenha os filtros limpos. O ventilador pode ser uma solução mais econômica para os períodos de temperatura menos alta.
14 - Evite o uso de chuveiro elétrico nos dias quentes.
15 - Desligue o carregador do celular após a carga estar completa.
16 - Não coloque panos e roupas para secar atrás da geladeira, pois isso provoca um consumo extra de energia, além de poder causar danos ao eletrodoméstico.
17 - Não use a mangueira de água para varrer a calçada. A chamada ?vassourinha hidráulica? consome, em 15 minutos, 280 litros de água. Pegue a vassoura, junte a sujeira, recolha com a pá e só depois, se preciso, enxágüe o chão.
18 - Instale um purificador na torneira e deixe de consumir garrafões de água mineral. A água que chega à sua casa não é tratada para, simplesmente, tomar banho, regar jardins ou lavar roupas e louças. É para que seja bebida.
19 - Fique de olho em vazamentos nos encanamentos e não deixe torneiras abertas ou pingando inutilmente. Não desperdice água.
20 - Muito luxo produz muito lixo. Pense antes de sair comprando tudo o que aparecer, por simples impulso consumista. Com essa atitude você combate o desperdício, diminuindo a montanha de embalagens descartadas.
21 - Leve o campo para dentro de sua casa. Cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.
22 - Faça uso da tecnologia, colocando em dia todas as suas transações financeiras pela internet, sem sair do conforto de casa.
23 - Prefira consumir produtos locais e da estação. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, em virtude disso, a emissão de carbono e de poluição é diminuída. Saiba que a última moda nos melhores restaurantes da Itália é o ?cardápio 0km?. Eles servem apenas pratos feitos com ingredientes provenientes de produtores da vizinhança.
24 - Despreze os produtos descartáveis. Escolha os feitos para serem duráveis. Tenha a certeza de que com essa simples atitude você estará dando o pontapé inicial para diminuir a quantidade de lixo que a humanidade produz.
25 - Pare e pense bem antes de descartar todos aqueles objetos que já não interessam mais a você. Que tal doá-los a alguma entidade assistencial? Esse material que está apenas ocupando espaço em sua casa certamente será útil para muita gente.
26 - Não jogue o óleo de fritura usado no encanamento, pois ele irá poluir os mananciais. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Acondicione-o em garrafas PET para entregá-lo na AGESPISA e assim obter desconto em sua fatura.
27 - Não jogue pilhas e baterias de celular velhas no lixo. Elas contêm substâncias tóxicas que contaminam o solo e os lençóis freáticos. Separe todas elas e leve a um posto de coleta (geralmente, lojas de venda de celulares fazem esse recolhimento). Aproveite para diminuir o consumo de pilhas descartáveis, utilizando pilhas recarregáveis.
28 - Leve sua própria sacola ao supermercado para acondicionar suas compras. Dê preferência às confeccionadas em pano resistente. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entulham cada vez mais os aterros sanitários.
29 - Procure saber a procedência dos produtos que você consome. Evite aquelas empresas com referências suspeitas. Adote o costume de ler as embalagens e ligar para o serviço de atendimento ao cliente quando tiver alguma dúvida sobre o produto.
NO TRIBUNAL
Procure mudar hábitos no seu setor de trabalho e no Tribunal
30 - Sugira à direção a adoção de atitudes de cunho sustentável.
31 - Solicite a troca do monitor do seu computador por um de LCD. Eles são mais econômicos, além de causarem menos danos à visão.
32 - Desabilite os efeitos especiais do screen saver do monitor. Mesmo com o descanso de tela, ele é responsável por até 80% do consumo do computador. Configure sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente sempre que você deixar de utilizá-lo por longos períodos.
33 - Procure resolver os problemas e fazer solicitação de serviços por meio de telefone ou e-mail, evitando a emissão e impressão de expedientes.
34 - Economize disquetes, CD?s e DVD?s, que são feitos de plástico. A medida correta é a utilização de mídias regraváveis, como pendrives USB.
35 - Evite o uso do aparelho de fac-símile. Faça a digitalização dos documentos e encaminhe-os por e-mail.
36 - Adote medidas de economia de energia elétrica, água e materiais de consumo, desligando lâmpadas e aparelhos não utilizados, não deixando torneiras abertas e diminuindo o uso de papel e descartáveis.
37 - Imprima somente o que for realmente necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel.
38 - Prefira o papel reciclado. Ele é produzido a partir do reaproveitamento de outros papéis já utilizados, diminuindo o impacto negativo no meio ambiente.
39 - Diminua o uso de copos de plástico. Utilize uma caneca para beber água.
40 - Participe do programa de coleta seletiva, separando os materiais recicláveis e cobrando o engajamento de todos.
NA VIDA PESSOAL
Transforme-se em um cidadão sustentável
41 - Não troque seu celular por puro impulso. Se não resistir à tentação de comprar aquele modelo de última geração, ao menos faça com que seu aparelho antigo seja reciclado.
42 - Esqueça-se do elevador e use mais a escada se tiver de subir ou descer um ou dois andares. Afinal, além da economia de energia elétrica, tanto esforço pode resultar em um corpo mais saudável.
43 - Comece a se exercitar antes mesmo de chegar à academia. Se ela ficar perto de sua casa, prefira ir a pé e deixe o carro na garagem.
44 - Faça seu dinheiro trabalhar a favor de causas nobres. Diga ao gerente do banco que você quer aplicar em investimentos socialmente responsáveis - ISR. Dessa forma, seus lucros virão de empresas que respeitam práticas ambientais e trabalhistas.
45 - Exerça a cidadania. A internet e o telefone são bons canais de comunicação com representantes de sua cidade, estado ou país. Mobilize-se e se certifique de que seus interesses e os da comunidade estejam sendo atendidos.
46 - "Plante uma árvore. Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para aves?, ensina Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Se você é daqueles que não gostam de sujar as mãos, ao menos inscreva-se em programas de plantio pela internet, como o Clickarvore (www.clickarvore.com.br).
47 - Participe de sua comunidade, seja voluntário de uma instituição próxima da sua casa. Doe um pouquinho do seu tempo para quem precisa.
48Conscientize seus filhos dos problemas com o aquecimento global, sem fazer terrorismo. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.
49 - Convença aquele amigo, parente ou vizinho mais cético de que as atitudes aqui sugeridas podem ajudar a mudar o mundo para melhor. Se você é o cético, comece a se convencer disso. Afinal, alguém tem que fazer alguma coisa para reverter esse jogo a favor da sustentabilidade.
50 - Fuja da alienação e influencie pessoas. Estar sempre bem informado também é um bom exemplo de atitude cidadã. Procure ler mais para ficar atualizado nos assuntos de interesse geral, como política, economia, meio ambiente e sustentabilidade.